O turismo para 3ª idade pode ser uma ótima opção de investimento para os players do mercado turístico. Veja neste artigo os porquês!
Turismo de natureza. Esse é o termo que resume bem o que é ecoturismo, segmento que tanto cresce no mundo todo. Ele consiste em proporcionar experiências junto a patrimônios naturais e culturais, sempre de modo sustentável: respeitando o meio ambiente, a economia local e a população no entorno.
E ao juntar um ramo do turismo cada vez mais valorizado com atrativos turísticos bem segmentados e diferenciados, o sucesso é garantido. Comercializar excursões, passeios e visitações guiadas, por exemplo, está entre as tendências para gerar alta lucratividade em 2022.
O próprio Ministério do Turismo indica o ecoturismo como um destaque das atividades turísticas do Brasil. Em 2021, Gilson Machado Neto, líder da pasta no governo federal,
exaltou as características positivas do país para o setor de viagens que priorizam a conexão com a natureza.
Afinal, o Brasil é o único território dono de nada menos do que seis biomas.
A expectativa é de que essa procura cresça ainda mais entre os turistas. Estamos com a campanha de turismo de natureza no ar mostrando aos brasileiros as nossas belezas, que muitos não conhecem. Além disso, nossa intenção é promover um turismo mais sustentável e inclusivo no país
Machado Neto
Quer entender melhor sobre o que se trata o ecoturismo e as vantagens de investir nele como ramo de negócio?
Acompanhe o artigo que o Paytour preparou para você!
Algo essencial a se entender é que o ecoturismo está relacionado intrinsecamente, principalmente hoje em dia, com a sustentabilidade.
Atualmente, quem atua com turismo receptivo de natureza e deseja crescer nesse mercado deve estar aliado à consciência ambientalista, visando proporcionar experiências únicas aos seus clientes, mas também aprendizados que podem ser transformadores.
Sem dúvida, atrativos turísticos e excursões voltadas para o ecoturismo que valorizam a interação respeitosa com a natureza conquistam resultados mais gratificantes, pois conseguem impactar positivamente a população local com a economia girando naquele ponto. E isso sem contar a importante preservação ambiental.
De acordo com o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT), existe um total de 334 unidades de conservação federais no Brasil. Essas áreas estão presentes em todos os 26 estados e também no Distrito Federal.
As unidades de conservação se dividem nas seguintes categorias:
As visitações em Parques Nacionais representam 64%, entretanto, segundo o governo federal, é possível perceber o aumento na procura por passeios turísticos em Áreas de Proteção Ambiental, Monumentos Naturais e Reservas Extrativistas.
Para fomentar ainda mais esse tipo de viagem, são necessárias ações em conjunto. Empresas que oferecem atrativos turísticos ou operadores de ecoturismo, por exemplo, devem estar concatenadas com as tendências dos turistas atuais para oferecerem as melhores experiências, garantindo que sejam também diferenciadas.
Com as soluções do Paytour, você consegue enxergar possibilidades vantajosas para o seu negócio, compreendendo bem o que é ecoturismo na atualidade e se posicionando online para vender mais.
O crescimento do ecoturismo tem diversas explicações, mas a principal delas é a necessidade que as sociedades hoje têm de se conectar ‘novamente’ com a natureza.
Cada vez mais afastadas dos campos, inseridas em metrópoles e em um dia a dia exaustivo, as pessoas buscam opções de lazer que estejam ligadas a algo que fuja disso.
Além disso, a pandemia e a inevitável quarentena para conter a disseminação de covid-19 também ascenderam nos turistas de todo o mundo o desejo e também a precisão de estar, pelo menos, ao ar livre. Portanto, passeios e atrativos de todos os patamares têm sido valorizados, desde a ida a um parque da cidade à visitação em cânions e cachoeiras isoladas.
Quem ‘bate o martelo’ quanto a essa tendência é Luiz Del Vigna, diretor executivo da Associação Brasileira das Empresas de ecoturismo e Turismo de Aventura.
“O ecoturismo é uma necessidade contemporânea. O processo de urbanização ao longo dos anos fez com que ficássemos cada vez mais afastados da natureza. Natureza é saúde! Essa procura, essa transformação, já vinha acontecendo. Acredito que a pandemia adiantou uma série de coisas em uns dez anos, e com ele não foi diferente. É um movimento que há muito tempo acompanhamos e entendemos como certo de acontecer”, explica o executivo em entrevista recente.
Ou seja, apostar no ecoturismo é seguir por um caminho que pode dar muito certo, tanto no Brasil, onde há natureza por todos os cantos possíveis, de todos os tipos e para todos os gostos, quanto em outros países do mundo, afinal, a demanda é global e urgente.
Que o ecoturismo é tendência mundial você já pode perceber, não é mesmo?
Agora, como alavancar as suas vendas nesse segmento e aproveitar essa crescente onda?
Nós, do Paytour, sabemos bem o que é ecoturismo e estamos por dentro do que há de melhor nesse mercado. Conhecemos, por exemplo, como é possível oferecer atrativos turísticos, fazer reservas de excursões e automatizar processos, tudo isso de forma online.
“Modernizar” é a chave para vender mais quando se trabalha com turismo hoje em dia. E não há como fazer isso sem entrar de cabeça no universo digital. É na internet que você pode fidelizar mais clientes, mostrar a cara de seu empreendimento estrategicamente, organizar melhor as reservas e os check-ins, e claro, aumentar a recorrência
Em outras palavras: você vai lucrar mais!
Veja o que sua empresa ganha com o sistema do Paytour:
Quer ser uma referência no ecoturismo?
Aproveite essas soluções acima e muitas outras oferecidas pelo Paytour. Entre em contato com a gente!
Esperamos que tenha gostado do artigo. Não deixe de compartilhá-lo com quem precisa saber desse assunto e continue acompanhando o nosso blog.
Até mais!
O turismo para 3ª idade pode ser uma ótima opção de investimento para os players do mercado turístico. Veja neste artigo os porquês!
Tecnicamente diferente do turismo sustentável, o turismo responsável vem ganhando cada vez mais adeptos e ganhou até um selo do Ministério do Turismo.
Para turistas, a compra de passeios e atrativos turísticos por meio de e-commerce é uma prática cada vez mais recorrente, que só tende a crescer. Entretanto, um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores desse ramo em suas lojas virtuais é tornar essa experiência cada vez mais próxima do que é esperado pelos consumidores. Retratar, de […]